segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A lei da Selva!




"A terra tá soterrada de violência,

De guerra, de sofrimento, de desespero.

A gente tá vendo tudo tá vendo a gente,

Tá vendo o nosso espelho na nossa frente,

Tá vendo na nossa frente aberração,

Tá vendo tá sendo visto querendo ou não,

Tá vendo no fim do túnel escuridão

Ta vendo a nossa morte anunciada,

Ta vendo a nossa vida valendo nada..."



As imagens falam, sem mesmo precisarmos escutar a voz do repórter... Exemplo de barbárie!

Até onde vai a imprudência humana? Até onde vai a consciência humana? Até onde vai? Neste caso, a imprudência vai ao seu extremo.

Um motorista atropela mais de vinte ciclistas que estavam em uma manifestação pacífica, pedido justamente, a mudança de hábito naquela cidade. A barbárie é notável.

Mas, vivemos num mundo civilizado, ou somos bárbaros? Quando acontecem casos como este, sinto que a tal civilização é utopia, ou seja, caminha sempre a nossa frente, e nesta caminhada ela nunca para, e sempre ficará além das nossas possibilidades.

Um mundo corrúpto, uma sociedade desgastada pelas violências físicas e verbais, pelas imprudências, pelos atos covardes. Neste caso, onde fica o direito a opinião, a expressão, a vida, a liberdade?

Somos considerados povos civilizados. E nessa sociedade as leis foram criadas para compensar as diferenças físicas. Na Lei de transito brasileira, lá no início do código está claro. Artigo 29, § 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

No entanto, o que prevalece é a Lei da selva, a lei dos mais fortes.
Nesta tentativa de homicídio, em que este "cidadão" (já que em nosso país, para ser cidadão, basta apenas ter certidão de nascimento) por sua impaciência e incapacidade de respeitar o próximo, atropela pessoas inocentes, estão implícitas questões culturais, questões que a muito tempo, são responsáveis por guerras, mortes, massacres... Derramam sangue, na tentativa de sobreposição dos mais fortes, e mais "inteligentes".

Mas, que inteligência é essa, que nem sequer, consegue conviver com as divergências de opiniões e modos de vida?

É meus queridos amigos, participantes e colaboradores desse singelo espaço de denúncia e luta por uma vida melhor e mais justa a todos. Estamos diante de uma crise mundial de valores. Valores esses que estão sendo esquecidos a cada momento... Mas, continuaremos lutando para que juntos possamos denunciar e anunciar possibilidades de vitórias comuns a todos...






"(...) nem sempre a fraqueza que se sente

Quer dizer que agente não forte."



4 comentários:

  1. TO IGUAL PARAQUEDAS DE PORTUGUES.....
    TO CONTIGO E NÃO ABRO...ISSO É UMA PALHAÇADA....
    BJOS

    RODRIGO SALGE(PRIMO)

    ResponderExcluir
  2. "Socialismo ou Barbárie!" (Rosa Luxemburgo)...
    Vida Longa ao "Lutaremos Sempre"

    ResponderExcluir
  3. Olá primo, obrigada por sua passagem, e espero que tenha sido satisfatória...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. É meu querido Marcelo, a barbárie está cada vez mais comum neste mundo que nos cerca! a vida parece não ter mais sentido, não valer mais nada... Mas Lutaremos sempre com o intuito de boas novas...Vida longa ao O Universal circo crítico tbm!
    Obrigada e um grande bjo no coração

    ResponderExcluir